terça-feira, junho 17, 2008

Pondo o boné para ir embora




















Personagem famoso das “tiras” de jornais, Zé do Boné é um sujeito ranzinza, não gosta de trabalhar, gosta de beber, vive com um toco de cigarro no canto da boca, furta uns “trocados” da bolsa da mulher para poder beber, briguento, bate na mulher... Enfim, o “tipo” do mau-carater.

Certa vez, a Nina me deu um boné de presente. Para nossa surpresa, uma etiqueta interna dizia “made in Sri-Lanka”.

Nunca imaginei que nesse país asiático, que tem como capital a cidade de Colombo, se produzissem bonés para exportação. E, muito menos ainda, nunca imaginei que o Brasil fosse um país importador de bonés. E do Sri-Lanka (antigo Ceilão), ainda por cima.

Meu interesse em usar boné deve-se ao meu hobby: a orquidofilia. E o que um boné tem a ver com orquídeas, vocês devem estar perguntando aos seus botões. Eu explico.

Sou moderador da maior lista de discussão de orquídeas em língua portuguesa da Internet, a lista “Orquídeas-Mundo Orquidófilo”. Estamos chegando aos 2.000 associados do mundo inteiro. Com isso, freqüento muitas exposições pelo Brasil todo, onde acabo materializando muitas amizades virtuais. Para ser facilmente reconhecido, uso um boné branco com as iniciais JF bordadas no alto.

Quando imaginei esse boné, fiz alguns testes utilizando-me de uma foto do Tom Hanks. Por brincadeira, divulguei a foto na lista de discussão dizendo que era eu. Não deu outra! Quando eu aparecia nas exposições, com o boné, as pessoas (leia-se mulheres) diziam que eu era muito mais bonito “ao vivo”. Hehehehehehehehe!

Mas, por que estamos falando de bonés?

Simplesmente pelo seguinte:

Eu estava navegando pelo “site” da Câmara dos Deputados e acabei chegando ao Projeto de Lei 2793/2008, proposto pelo deputado Alex Canziani (PTB-PR). E do que trata esse transcendental PL, capaz de tomar o tempo dos deputados brasileiros? Bem, um assunto importantíssimo para o futuro da nação: confere ao Município de Apucarana-PR o título de “Capital Nacional do Boné”.

Isso me deixou deveras extasiado, embevecido mesmo, e esperançoso com a solução de todos os problemas do país.Viva o boné! Porém, como não li a exposição dos motivos que levou o ilustre deputado a fazer a propositura, passei a noite em claro tentando imaginar as razões. Teria sido porque Apucarana resolveu desbancar o Sri-Lanka como grande fabricante de bonés? Será que Apucarana resolveu tomar as dores do país e criar mais um item na nossa pauta de exportações e, quem sabe, tornar-se o maior produtor do mundo de bonés? Pode ser! Ou será que o deputado resolveu fazer essa homenagem por julgar (ele, deputado) que Apucarana é uma cidade de machões repressores de suas mulheres, como o Zé do Boné?

- - - - - - - - - - - - - - - - -

EXPOSIÇÃO NACIONAL DE ORQUÍDEAS - RIO CLARO/SP

Pessoal, neste próximo final de semana, dias 20 a 22 de junho, teremos mais uma exposição de orquídeas na cidade de Rio Claro/SP. Anualmente, coincidindo com os festejos de aniversário da cidade, Rio Claro realiza a maior exposição de orquídeas do Brasil. Um espetáculo que vale a pena ser visto. São perto de 3.000 orquídeas expostas, provenientes de associações de orquidófilos de SP, MG, RJ, PR, SC, RS, GO, MS, DF. Nesta ocasião, realizam-se os encontros dos orquidoidos, digo: dos orquidófilos vindos do Brasil inteiro, além de Argentina, Paraguai, Bolívia. É uma grande festa.

Local? Colégio e Faculdades Claretianas, bem próximo à Estação Rodoviária, à Avenida Antonio Maria Claret, 1724. Entrada franca.

Ao mesmo tempo, teremos o tradicional Salão da Cattleya walkeriana, outra exposição de orqídeas, no Orquidário Wenzel, Avenida Saburo Akamine.

Se eu vou? Lógico! Em tempo integral.

- - - - - - - - - - - - - - - - -

É isso aí, pessoal. Até a semana e um abração para todos.

JF

15 comentários:

Anônimo disse...

Meu querido, ainda bem que você usa boné, mas não é nada parecido com o Zé do Boné!
É muito bom quando encontramos os amigos virtuais, que ainda não tinham se "materializado" e ao verem o JF no seu boné, abrem o maior sorriso de alegria ao reconhecê-lo.
Por você ser como é, por ter este senso crítico e todo este humor, é que cada vez mais o amo.
beijos

J.F. disse...

Olha, D.Nina Boné. Assim é covardia. Você sabe que essas mensagens inesperadas me deixam emocionado.

Maria Helena disse...

j.f
É o máximo que o digníssimo Sr. Deputado sabe fazer.
Abraços.

Claudinha ੴ disse...

Ah JF, namoro no blog heim? Mas ainda bem que não é como o Zé do Boné, e se o pessoal o achou mais bonito que o Tom Hanks pessoalmente dona Nina que se cuide, hahaha!
Que legal saber que entende e curte orquídeas. Eu tenho algumas de uma mesma espécie bem comum. Elas são heroínas porque mal cuido delas e em agosto explodem de beleza em meu quintal. De vez em quando eu deixo alguma foto delas no Lentes (meu blog de fotos no menu horizontal no início do blog). Um ótimo evento para você!
Beijos a todos, até pro Ed.

Marco disse...

Ah, amigo J.F.... Que saudades das tira do Andy Capp (Zé do Boné) Ele e a Flô faziam as minhas manhães mais felizes. Em péssimo momento O Globo resolveu acabar com essa tirinha.Agora, voc~e de boné para observar orquídeas, é uma faceta que eu não conhecia. Parabéns por essa atividade. Tenho em mim que se todos os homens parassem para observar animais e flores, esse plaenta seria bem mais sensível. Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

Blog do Beagle disse...

JF, nem sei por onde começar. Tanta iformação e tanto bom humor... Vejamos: adorava as tirinhas do Zé do Boné, especialmente quando a mulher dele reagia kakakakakak. Esse projeto de lei é muito "cabeça" ... nós merecemos esses políticos, sem dúvida! Orquídeas são lindas e admiro quem tem paciência e habilidade para delas cuidar. Meu negócio são violetas. Já tive mais de 40 vasos floridos, de diversas espécies e cores variadas. Nenhum me restou. O último foi devorado pela Thelma Louise, minha gatinha.
Bjkª. Elza

Anônimo disse...

O deputado arranjou um projeto que, sem dúvida, o país não poderia passar sem ele. Que coisa mais inútil!
Quanto as orquídeas, você conhece as do Espirito Santo?

Anônimo disse...

Meu marido tinha uma coleção imensa das revistinahs do Zé do Boné.Vendi tudo para um colecionador.Eu tenho algumas orquídeas mas gosto mesmo das asiáticas porque florescem o ano todo.

Mari disse...

Oi,J.F
Mmm... Gostaria que fosse vc naquele boné e não Tom Hanks..queria te conhecer,oras!

Também adoro orquídeas ,mas só posso apreciá-las no Jardim Botânico aqui do RJ,por causa do clima é difícil cultivá-las.

Mas,esse Zé do Boné,hein??Ninguém merece!!

beijos

Anônimo disse...

Mesmo estranho para um deputado... sabemos q eles tem uma atração fatal por 'malas'... 'cuecas'.
Boné realmente é coisa nova e nada prático em termos de 'carregar notas', rsrsrsrssrsrs.

Vamos abrir uma cpi!

abçs
Pr

Anônimo disse...

Olá JF!
Estive aqui há alguns dias e fiquei intrigada com a Capital do Boné. Pensei muito mas ainda não arranjei uma desculpa para tamanha sandice, mas vc não perde por esperar. Ainda vai aparecer um conto "A capital do boné" ou coisa que o valha, você vai ver rsrs.
Um abraço

Scliar disse...

ora, ora, pois. Vamos apoiar o nobre e dignissímo representante da populaçao brasileira! Afinal, já que não dá para tirar o chapéu para nossos deputados, que tiremos o boné! Ethel sC

Anônimo disse...

Que delícia de hobby! Adoraria mexer com plantas de modo geral, mas sou realmente fã de orquídeas, até já ensaiei pintá-las... Temos um orquidário maravilhoso aqui na minha cidade...
Bjocks e boa semana

Mari disse...

KDVC ,menino?

bjs

Anônimo disse...

JF e seu boné, que saudades!
Um grande abraço a você e a Nina.
Gladis