sexta-feira, julho 09, 2021

 QUEM ESTÁ VENDENDO BANCO DE DADOS PESSOAIS E SIGILOSOS DE APOSENTADOS A TELE-MARKETINGS?

Toca o telefone e eu atendo:
“Queria falar com Nina Maria.”
“Quem quer falar?”
“Aqui é a Fulana de Tal (ninguém chama Fulana de Tal, vocês sabem. Elas sempre dizem o nome que, imagino, seja o real), do Banco Santander” Algumas se identificam como sendo do Banco BMG ou outro banco qualquer. Mas esses dois bancos são os mais cotados.
“Você está ligando para ela porque quer falar sobre empréstimo consignado para aposentado, sobre portabilidade de empréstimos consignados, ou, talvez, de cartão de crédito para aposentados. Aqui é o marido dela e já vou adiantando: não há nenhum interesse sobre nada disso. Portanto, para você não perder seu tempo, e eu não perder o meu, vamos dar por encerrada a ligação.”
“Mas ela não pode atender?”
“Não! Está ocupada e eu já estou adiantando o que ela diria a você.”
“Mas ela não responde por ela mesma?”
A temperatura sobe para perto de 48°C. Já bufando:
“Escute, ó Fulana de Tal. Nós somos casados há 51 anos, em comunhão universal de bens, nos conhecemos bem e muito. Podemos perfeitamente responder um pelo outro. E vamos encerrar por aqui!”
“Muito estranho! Eu ligo outra hora.”
Gentes, o telefone e o celular tocam perto de dez vezes ao dia. Muitas vezes, a gente atende e o telefone, do outro lado, fica mudo. Ou cai a ligação. Isso quando não fica tocando uma musiquinha, Outras vezes, quando estou com bem menos paciência e começo a bronquear de cara, já desligam. Só evito mandar para a pqp porque, coitadas!, estão trabalhando e não é culpa delas. Além disso, mamãe me ensinou que não se deve mandar ninguém à pqp (não contem a ela, mas mentalmente, eu mando!).
Mas, aí, em me pergunto: quem é que fornece nomes, telefones, banco em que é creditada a aposentadoria, dados pessoais dos aposentados, a essa gentarada toda? Isso tudo não consta da lista telefônica. Mesmo porque, hoje em dia, não existe mais lista telefônica. Mas, em algum lugar, alguém fornece os dados que, obrigatoriamente, tivemos de fornecer. E onde fica o sigilo? Será que não tem funcionário do INSS, com acesso a esse banco de dados que estaria repassando tudo isso a terceiros? Será que não tem alguém, por aí, incorrendo em algum tipo de crime por fornecer dados que deveriam ser sigilosos e faltando com a nossa confiança? E recebendo dinheiro em troca?
De vez em quando vemos, por aí, notícias de que alguma medida será tomada. Com apoio até, pasmem, da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos). Mas fica tudo na mesma.
Bem, é só uma curiosidade minha, quem é que está fornecendo nossos dados?
Preciso parar de escrever. O telefone está tocando e, desta vez, eu mando prá... Não! Mamãe não me deixa falar para onde tenho vontade de mandar essas filhas das... Deixa prá lá!

In: Facebook, 07/09/2020

- - - - -

Pessoal, minha amiga Magui Bizzotto, lá de Guarapari/ES, disse que riu muito de minha última postagem "O AMOR DE LONGA DATA E O AMOR IMPOSSÍVEL" Pois é! Riu tanto que até fez um link numa postagem dela, diretamente ligado a essa postagem. Aliás, a Magui é uma das heroinas que não deixam morrer a arte de ter um blogue ativo e que vale a pena ser lido. São muitos anos postando suas mensagens com muita regularidade. Vale a pena acompanhar. O endereço:

                 https://somagui.blogspot.com/

3 comentários:

Tina disse...

Oi JF !

Obrigada pelo lindo comentário no BlueMoon! E respondi, mas por algum motivo não consigo enviar para você. O tempo passa, a gente vai levando.. Bj grande e bom fim de semana! Tina

Magui disse...

Eu bloqueio todos estes telefones.Nõ recebo mais. O que tem por aqui é advogado querendo ajuizar ação contra o INSS por resíduo em aposentadoria . Só falto ter um troço também.

Luma Rosa disse...

Oi, J.B.!
Meu celular fica configurado no "não perturbe" e se tiver alguma ligação que interesso, retorno a ligação. Te pergunto quem usa o telefone comum atualmente? (rs*).
Acho que o Serasa colhe informações por causa do bendito score e vende os dados principalmente para empresas de telemarketing, essas por sua vez podem revender, muitas vezes o pacote pode ser completo ou somente e-mail, ou telefone, cada pacote tem seu preço. Só bandido compra pacote completo.
Beijus,