sexta-feira, março 19, 2010

É MUITA SABEDORIA!

Às vezes, me surpreendo pensando: “Como a natureza é sábia!”

Querem alguns exemplos? Vamos lá.


1º exemplo:

Tenho observado, aqui na minha região, um aumento muito grande de animais silvestres. Aqui no sítio, macacos de diversas espécies: bugios, macacos prego, um macaco avermelhado que não sei o nome, diversas espécies de sagüis, caxinguelês (esquilos), lebres, gambás, ouriços, etc., e aves as mais diversas, inclusive aquáticas, no lago.

Obviamente, a bicharada toda se alimenta. Com isso, macacos e outros atacam as frutas, as garças comem os peixinhos do lago, as lebres atacam a plantação de feijão que o caseiro ainda insiste fazer, as capivaras atacam o milharal, e, quando não se planta milho, elas comem as bananeiras. Os passarinhos, inclusive os jacus, comem frutas. Quando não têm frutas no pomar, os sagüis atacam os ninhos de passarinhos... E assim vai. O aumento da bicharada, sem os predadores, é prejuízo certo para as plantações. Sem predadores? Não! A mãe natureza se encarrega de trazê-los de volta. Tenho observado, com certa freqüência, a presença de gaviões de grande porte, que antes não existiam por aqui, predadores de pequenos animais. Se não bastasse isso, nestes últimos meses, já foram capturadas, pela região, conforme relatado pela imprensa, três suçuaranas (onça parda). Uma delas, acuada no canteiro central da Via Anhanguera, provocou um congestionamento monstro de 10 quilômetros, até ser capturada. E quem é que não iria querer ver um bichano lindão daqueles? As três onças, depois de passarem por cuidados veterinários, foram soltas nas matas da Serra do Japi (Jundiaí). Estas já são predadoras de animais de maior porte, como os macacos. É o equilíbrio ecológico das espécies se restabelecendo.

Não tenho razão, quando penso “Como a natureza é sábia”?


2º exemplo:

Vejam as pessoas carecas. Como dizia um antigo comercial de um produto miraculoso qualquer contra a queda de cabelos, primeiro são uns fios que aparecem no pente. Depois, a queda vai se acentuando, se acentuando... Pronto! Foi-se o cabelo!

O nome do produto não lembro mais. Só lembro que era anunciado na televisão, na época em que o Manoel de Nóbrega, da "Praça da Alegria", pai do Carlos Alberto, do "A Praça é Nossa", ainda tinha cabelos. Mas, o Super Marco, meu amigo do blog “Antigas Ternuras” (link aí na relação de Blogs Amigos), bem que poderia fazer essa pesquisa pra gente. Só para mostrar que existia, sim, o produto e que não é imaginação minha.

Muitas pessoas, nem todas, se preocupam muito com isso. Tentam implantes, tentam usar perucas, há os que passam graxa de sapato marrom na cabeça, e mesmo graxa amarela para parecerem loiros, e assim por diante. Tudo bobagem! Essas pessoas deveriam lembrar-se daquele célebre ditado que diz: “Não se deve chorar sobre o cabelo derramado!” Bom, se o ditado não for exatamente assim, é quase isso. É que as pessoas não se dão conta de que a queda de cabelos, no futuro, trará um grande benefício: essas pessoas não precisarão preocupar-se com o aparecimento de cabelos brancos. Não é uma boa compensação? Careca, sim! Encanecido, não!

Não tenho razão, quando penso “Como a natureza é sábia”?


3º exemplo:

A pessoa nasce e, depois de algum tempo, surge a chamada primeira dentição. Em geral, são dentes muito fracos. Tão fracos que, ali pelos sete anos, ou pouco mais, esses dentes começam a cair e surge a segunda dentição. Agora, dentes mais fortes, quase que definitivos. Mas, para alegria dos dentistas, vão surgindo as cáries, as dores de dentes, as obturações, os tratamentos de canais, as extrações.

Cumpridas essas rotinas da segunda dentição, surge a terceira dentição. Esta é perfeita e definitiva. Não existe uma quarta dentição. Nada mais de cáries, de dores, de obturações... A única exigência é um copo com água, onde a terceira e definitiva dentição é colocada, à noite. Ou, talvez, dois copos de água. Um para a terceira dentição superior e outro para a terceira dentição inferior.

Ainda não cheguei à fase da terceira dentição. Mesmo assim, vocês não acham que tenho razão, quando penso “Como a natureza é sábia”?

_ _ _ _ _ _


O QUE NÃO TEM REMÉDIO...


Gentas e gentos! Minha amiga Marli Borges postou uma pesquisa sobre a frase "o que não tem remédio, remediado está". A conclusão é interessantíssima e inesperada. E merece ser conhecida. Além disso, a Marli possui postagens anteriores muito boas. Visitem esse blog e façam como eu: coloquem um link para acessá-lo. A Marli é daquelas pessoas que gostam de escrever e que o fazem com muita frequência.

Ah, sim! O endereço (tem o link aí na minha relação de blogs amigos e excelentes):


http://marliborges.blogspot.com/

_ _ _ _ _

11ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DE ORQUÍDEAS, DE VINHEDO/SP

Nos próximos dias 17 e 18 de abril, no Parque Municipal Jayme Ferragut (parque da Festa da Uva), na entrada da cidade, para quem vem pela Via Anhanguera, o Clube Amigos da Orquídea ViVa, de Vinhedo/SP, com a colaboração da Prefeitura Municipal de Vinhedo e coordenação da CAOB-Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil, estará realizando a sua 11ª Exposição Nacional de Orquídeas.

Estima-se a exposição de 1.500 vasos de orquídeas, floridos, pertencentes a colecionadores de vários estados brasileiros. Serão feitas palestras sobre cultivo de orquídeas, sem necessidade de inscrição prévia.

Foram convidados alguns produtores de orquídeas para comercializarem plantas bem variadas, produzidas em laboratórios, e com preços bem acessíveis. Comerciantes de plantas coletadas em matas NÃO são convidados.

Entrada franca, com estacionamento dentro do parque.

_ _ _ _ _

Estava quase encerrando quando vi que minha filha, a Lu Farias, está com postagens novas em dois blogs (links aí na relação dos blogs da família:

a) no "...EEEPA!!!", Érico Veríssimo na berlinda, http://eeepa.blogspot.com/

b) no "MEUS RABISCOS", seu auto-retrato, http://lufarias.blogspot.com/

_ _ _ _ _

Abração e até à próxima postagem.

JF

16 comentários:

Luciana Farias disse...

Paiê: sim, a Natureza é sábia. Ou quase, já que ela colocou um certo beagle no mundo que adora pescar terceiras dentições de dentro de seus copos e sair correndo com ela na boca...

Dessa vez fui mais rápida que você, ja´coloquei post novo, HAHAHA

Beijocas...

DILERMArtins disse...

Mas bah, JF.
Realmente a natureza é sábia, aqui em casa, por exemplo, o Chimango(uma espécie de gavião) só aparece no inverno quando as ovelhas estão parindo, o cheiro de sangue e a fragilidade dos cordeiros os atrai.
Que belo cenário você nos pointou , parabéns.

Luciana Farias disse...

Paiê, passei pra avisar que a Ju trocou o nome e o endereço do blog dela, agora se chama "Entre Letras e Rabiscos" e tem até um post novo.

Já troquei o endereço na sua lista aqui no blog, viu???

Beijocas!!!

PS: o seu post estava dando algum problema de html e na hora de comentar ficava aparecendo um "not found" aproveitei pra corrigir isso também, viu???

Marliborges disse...

Olá, J.F.
É, tens razão, a natureza é sábia sim, mas com otras cositas. Nossa!Com os carecas e os dentes, ixi, não é não! Tadinhos... Olha, eu penso bem assim: a natureza é sábia pra ela própria, claro. ELA se recupera, mas e a gente? Olha só a devastação que ela faz conosco: carecas, banguelas, ih vou parando, é muita maldade,rsrs. Tenha dó.
Obrigada amigo pela referência ao meu blog. Obrigada mesmo.

Agora vou lá visitar tua Luciana, depois te conto se gostei. Ah, sabe duma coisa? vou visitar a família inteira!!!rsrs.
Beijo grande.

Adenium - Rosa do Deserto disse...

Bote sabedoria nisso, a mãe natureza é pródiga, supera os desafios do tempo. Agora nós "tadinhos", vamos nos transformando. Ontem eu assistia um programa na TV onde passava algumas personalidades que estiveram no alge. Lembra o Marcelo do grupo "Menudo", lindo, cabeludo, objeto de desejo de toda garotinha. Pois bem, hoje é gordinho e careca. Assim são muitos!
Abração,
Vera Coelho

Maria Helena disse...

JK
A natureza é tão sábia que não me deu um sitio pra morar. Sabedora que é uma delícia apreciar de perto as belezas da fauna e da flora, ao me deparar com uma sussuarana ou uma cascavel ficaria em estado de choque para o resto da vida. O máximo que eu me reservo de gracinha para um animal é para a minha linda Camila, minha gata, linda e sofisticada. heheheh
Adorei o post.
Abração.

Rosamaria disse...

Oi, JF!
Não sei se já te disse que gosto demais da maneira que escreves e o comentário da Luciana me diz que vou gostar dela também.
Hoje não vou poder, mas eu volto pra visitar os blogs da família.
Ah! A Marli tem razão, a natureza é pródiga com ELA.
Bjim.

maith disse...

Eu sempre soube que a natureza era sábia, mas não acreditava muito nisso. Talvez seja porque por tras dessa natureza está Deus que a criou e que é a sabedoria suprema, mas que criou tambem a mim. Será que tambem sou sábia?
Será que consegui me fazer entender?
Se não, me desculpe lembrando que tenho idade para ser sua avó e já tenho direito de falar bobagem

Claudinha ੴ disse...

Oiê Paiê da Lu!!!
Sim a natureza é muito sábia. Papai do céu fez tudo direitinho. O universo tende ao equilíbrio, tudo pende para o sentido de gastar menos energia, os ecossistemas se recompõem, é a sabedoria da criação, e energia geradora.
Não sei destes remédios para cabelos, mas via muitos farmacêuticos da família fazendo fórmulas magistrais.
Adorei saber sobre a terceira dentição, hahaha, eu já tive que tirar dentes da segunda, por falta de espaço e para colocar aqueles ferros chatos nos dentes. Não sei o que será de mim, mas não quero usar terceira dentição, muito menos em copos (hahahah, adorei!)

Já fui ver a Lu e seus tamancos. Uma dica, eles também servem para serem jogados contra vizinhos que vem reclamar na porta, ou pelas janela numa espécie de gol olímpico com curva perfeita no andar debaixo.

Sobre sua atitude contra a vizinha que reclamou do Ed, eu só imagino você4 conversando com meu filho mais velho. Não ia prestar. Ele atende o telefone assim: Funerária só falta você, ou ,Funerária bom descanso. Sua tristeza é nossa alegria. Noutro dia era lá do banco e eu quase matei o rapaz!
Na época dos trotes cariocas de sequestro de filhos, me ligaram e eu liguei no cel dele. Ele estava bem e trabalhando e coloquei o fone no outro fone, ele falou que era pai do tal moleque sequestrado e mandou dar fim.
Eu não sei mais o que fazer com ele!

Um beijo procês todos aí e esta exuberância de natureza.

Minhas filhas estão bem acomodadas em vasos com substrato, até que eu as leve ao lugar definitivo. Obrigada, mais uma vez!

Rosamaria disse...

J.F

Não pude vir antes responder teu comentário:
Eu vi, sim, a nota de 20 cruzeiros e tinha muito mais lá, mas se fosse colocar todas as fotos, teria que ser um post especial e algumas não ficaram nítidas.
Tu sabes tudo sobre flores, J.F.! Obrigada por tua dica, vou colocar no TODAY'S FLOWERS deste domingo.
Tu devias participar deste meme, com certeza tua participação seria brilhante. Dá uma olhada pra ver se te agradas, garanto que serias bem vindo:
http://flowersfromtoday.blogspot.com/

Bom fim de semana junto à tua famíla.
Bjim.

Rosamaria disse...

Ah! Vai lá dar palpite amanhã no meu TF.

Marco disse...

Rá! Rá! Rá!... Sim, a Natureza é sábia!
Adorei saber a história do beagle que abocanha terceiras dentições e dispara correndo com elas! É o famoso sorriso que corre!
Sobre o produto miraculoso é o tônico capilar Pantene. Lembro bem do anúncio... Depois o cara com a mulher no restaurante, o maior topetão. Acho que se procurar no you tube dá para encontrar.
Sobre a cadeia alimentar da natureza, é assim desde que o mundo é mundo. mas aí veio o homem e atrapalha tudo pois acha que o planeta é feito pra ele e as demais criaturas foram criadas para lhes ser devotadas. O Homem é parte da natureza. Se ele a desequilibra, acaba sobrando para ele próprio.
Carpe Diem. aproveite o dia e a vida.

Blog do Beagle disse...

Vixe, que fôlego!!!!!!!! Quanta coisa interessante nesse post. Adorei saber do aumento do número e de espécies de animais na sua região. Bjsssssssss Elza

maith disse...

Passei para desejar uma feliz Pascoa para vc e toda a familia e avisar que meus blogs foram atualizados.
http://www.cuidadoestaoteespiando.blogger.com.br
http://www.bisavo.blogger.com.br

Carmem Tristão disse...

Olá, JF!!!!!!! vim retribuir a visita ao meu blog. Gostei muito do seu e já to me abancando por aqui!

Feliz Páscoa!!!!

Magui disse...

Tenho pensado que , antigamente, quando os estrangeiros diziam que aqui havia onça nas ruas e macacos andando soltos a gente se ofendia. Lembra-se?Talvez por isso matavam os animais.Agora, com o fim desse procedimento eles voltam com tudo.Por aqui a coisa anda feia mas só bichos pequenos. As pombas nem se atrevem , até os bentevis as atropelam ,que dirá os sabiás.

Sobre a Flor de maio, acho que a minha deve ser a de outubro.Vou aguardar.