segunda-feira, dezembro 20, 2010

HOMENAGEM AO PROFESSOR - E FELIZ NATAL!

Na última postagem, contei que, por vinte e dois anos, fui professor de cursos técnicos. Muita historinha restou para ser contada. AÍ vai uma.


Eu dava aulas à noite em uma escola em Santana, do outro lado da cidade. Era um sufoco ir até lá após o trabalho, enfrentando um trânsito horrível. Nas chamadas “pontes”, aqueles dias entre feriados e finais de semana, os alunos, muitas vezes, cabulavam as aulas. E aí o diretor dispensava o professor, que ia para casa mais cedo.

Pois bem, uma ocasião, dia “ponte”, fui para a escola certo de que iria mais cedo para casa, já esperando pela cabulação geral. Pois não é que, surpreendentemente, quando entro na classe, encontro três alunos? Quarenta e dois faltaram!

Aí veio a explicação:

“Professor, nós viemos à aula porque achamos que a ausência coletiva é falta de respeito com o senhor.”

Pode uma coisa dessas? A “consciência” desses alunos me deixou deveras “comovido”. Assim, ainda “emocionado”, respondi:

“Fico muito agradecido a vocês. Mas, como não há condições de dar matéria nova, pois isso iria atrapalhar o andamento das aulas, e nem de ficarmos uns olhando para a cara dos outros sem fazer nada, vamos de “prova surpresa”.

E lasquei uma provinha, daquelas de aluno nenhum conseguir acertar. E assim cumprimos com o horário das aulas, ocupados até às onze da noite.

O interessante é que, depois disso, nunca mais os alunos me prestaram esse tipo de homenagem. Estranho!

                   -         -         -         -         -         -
 
CÃO NO LAGO
 
Gentes, meu cão beagle, o Ed, postou uma blogagemem linguagem canina, embora ele tenha um secretário-digitador, contando de suas experiência de cair dento do lago e não saber como sair. Não deixem de ler. O endereço http://edbeagle.blogspot.com/
 
                  -         -         -         -         -         -
 
FELIZ NATAL
 
Quero desejar a todos um feliz Natal, repleto de boas surpresas, na companhia das pessoas queridas.
 




Como em matéria de desenho eu mal sei desenhar o "zero", os artistas desenhistas da família são minha filha Lu Farias - http://eeepa.blogspot.com/  e  http://lucianadesenhista.blogspot.com/ - e o meu genro Vagner, tomo a liberdade de copiar e enviar a todos o bonito cartão de Natal feito pela minha amiga internauta, a Luma Rosa, publicado no seu blog  http://luzdeluma.blogspot.com/  O que está expresso no cartão da Luma eu desejo a todos. E, dando continuidade ao movimento no qual ela entrou, enviem um cartão de Natal aos seus amigos blogueiros.
 
Aliás, convido todos para conhecerem o blog "Luz de Luma, Yes Party!". Um blog muito bem cuidado e feito com muita sensibilidade. O link está aí ao lado, na relação dos blogs amigos, mas, se tiverem dificuldade de encontrar, repito o endereço:  http://luzdeluma.blogspot.com/
 
                    -         -         -         -         -         -         -
Abração a todos e até breve.
JF
 

11 comentários:

Luciana L V Farias disse...

IEEEEEEEE!!! Primeiraaaaaaa!!!!!

Por isso que nunca fiz homenagens a professores indo às aulas durante a "ponte". Não sou fã de provas...

PAIÊ!!!! Dei uma atualizada no post da família alienígena saindo de férias, depois cê me diz que que cê acha, rsrsrsrs...

Beijão!!!

DILERMArtins disse...

Mas bah, JF.
Muito bom tê-lo de volta, obrigado pela vizita e comentário.
Desejo Feliz Natal, junto àqueles que lhe são caros e um 2011 cheio de realizações.
São votos do Blog ARTeiro por DilerMartins.
Abração.

Luma Rosa disse...

\o/ JF, você é show!! Obrigada pelo carinho e referências :=))) Só não queria ser sua aluna! Nossa, foram te agradar e levaram prova surpresa e, difícil!! Isto não se faz! Poderia ter dado uma 'facinha'. Imagino como esses alunos 'Caxias' foram 'micados' no outro dia!!
Deixei recadinho para o Ed!
De antemão quero te contar que o próximo post no "luz" será de uma colega seu de profissão. Depois vai lá conhecer o prof. Bauru.
Beijuzinhos no coração!!

Rosamaria disse...

J.F., é sempre uma alegria te ver na minha casa. Estou por fora da internet e é o primeiro comentário que estou respondendo.
Obrigada pelos votos de boas festas e desejo o mesmo pra ti e família. Que 2011 seja de mais festa e alegria com muita saúde.
Bjim pra ti e família.

Ah! A Luma é muitos e muitos 10!

Tina disse...

Oi JF!

Obrigada pelo carinho de sua mensagem! Feliz Natal para você e família linda com muitas alegrias e muita paz.

beijo grande,

itiro disse...

Passando pra me atualizar e desejar um ótimo fim de ano pra vc, Nina, Ed e toda a bicharada!
Rapaz, eu fiz o curso de Técnico de Contabilidade e tinha até o meu CRC e me aventurei alguns anos nesse ramo. Felizmente para o bem de todos os contadores resolvi mudar de ramo! Ainda bem que não tive nenhum professor tão dedicado!!!
Um abração!!!

Ed Wood disse...

Oi, pai JF.
E aí? Eles tiraram nota baixa? Mas tu é bem carrasco, mesmo, né? É assim que você me trata também, eu, um pobre cãozinho da raça beagle.
Falando nisso, secretário JF, já tenho uma nova história para postar lá no meu blogue e preciso de você para digitar. Ou você esqueceu que nós, os beagles, não temos dedinhos suficientes para manusear um teclado?
Lambeijos!

Menina no Sotão disse...

Passando por aqui para desejar que você e toda a família "entrem muito bem" e olha, sinceramente eu só quero saber de vocês agora no ano que vem. Nem pensem em aparecer por aqui antes. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Adorei tê-los revisto e receba aí um abraço meu, do Marco e uma lambida do Patrick porque ele não é muito chegado em abraços. Sabe como é o cão???
Bacio carissimo
Lunna, Marco e Patrick

Menina no Sotão disse...

Agora sobre o post, que professor mais desagradável. E eu que nem sabia que você tinha dado aulas, mas olha, por mais que eu goste de você e te considere legal, não iria querer ser sua aluna. Não mesmo e com prova surpresa ainda. Nem pensar. kkkkkkkkkkkkk
Bacio

Rosamaria disse...

J.F., Feliz Ano Novo pra ti e tua família! Muita saúde e paz para todos.
Bjim.

Unknown disse...

Que estranho! Por que será que eles não quiseram mais bancar os CDF? Mas confesso que prefiro o método "Filhosdapuc" de resolver isso: avisa ao professor que a classe vai faltar coletivamente e ele que se vire com o livro de ponto!

Feliz 2011!

Ps: vi que vc "achou" o blog da Claudia através do meu! Fico feliz porque ela é ótima!