terça-feira, fevereiro 15, 2011

FLAGRA NO MOTEL?

Gentes, nestes quarenta anos de orquidofilia fiz muitos amigos. Uma boa parte deles já está lá no céu ajudando a cuidar do orquidário de Deus.


Um desses amigos foi o Ary Marcondes do Amaral, casado com a Lili, prefeito de Casa Branca-SP, lá pelos idos dos anos 70. Tentei ver, através dos mapas Google, se havia alguma rua, praça, avenida, em Casa Branca, com o nome desse meu amigo e nada encontrei. Lamentável, pois o Ary era um homem absolutamente íntegro, responsável, e muito fez pelo seu município. Acredito que, se todo político brasileiro fosse como o Ary, o panorama político brasileiro, hoje, seria muito diferente. Nunca vi o Ary, nas inúmeras vezes em que nos encontramos, com carro oficial.

Mas, o que eu quero, nesta blogagem, é contar uma história engraçada do Ary.

Muitas vezes o Ary precisava ir à capital para tratar de assuntos de sua cidade junto às secretarias estaduais ou autarquias. Costumava viajar de véspera, no final da tarde, pois gostava de ser atendido bem cedo, a tempo de voltar à sua cidade. A Lili sempre viajava com ele.

Quando chegavam em São Paulo, já à noite, hospedavam-se num motel, próximo à entrada da cidade.

De manhã, ali pelas cinco da madrugada, o Ary acordava e já se preparava para a entrevista que teria logo mais, enquanto a Lili continuava dormindo.

Pronto, o Ary precisava “fazer hora”, aguardando que a Lili acordasse, se preparasse, e eles saíssem para seu destino. Como, não tinha o que fazer, o Ary saia do chalé e ia para a portaria do motel, ver o movimento.

Agora, vocês imaginem o susto de cada casalzinho, ao encontrarem aquele homenzinho de terno escuro, óculos, em pé, de braços cruzados, um Hercule Poirot tupiniquim, olhando fixamente a todos os que saiam. Quanta gente deve ter pensado:

“Mamma mia!!! Esse detetive me pegou no flagra! Tô perdido!”
              _            _            _            _            _

Pessoal, dois lembretes:


Não deixem de ler a nova aventura do Eddie Wood, no blogue http://edbeagle.blogspot.com/  Eita cão endiabrado!

Nos próximos dias 15 a 17 de abril, em Vinhedo/SP, teremos a realização da XI Exposição Nacional de Orquídeas organizada pela CAO-ViVa – Clube Amigos da Orquídia ViVa, de Vinhedo/SP e pela Prefeitura do Município de Vinhedo. Não percam. Será grandiosa.

Abração e até à próxima.
JF

9 comentários:

Menina no Sotão disse...

Mas de repente pensariam em outras coisas também, como um "garoto de programa". Sabe com é São Paulo? Já vimos de tudo um pouco por aqui. kkkkkkkkkkkkkkkk
Já imaginou alguém parando e perguntando "qto cobra pela hora?". kkkkkkkkkkkk
Bacio carissimo

Magui disse...

Ri demais imaginando se ele fazia idéia do que se passava.

Consulta:
J.F. eu tenho uma orquídea de, mais ou menos sete anos, cheia de folhas mas só deu uma flor no ano passado.A flor era de pétalas quse transparentes, ligeiramente azul, fragilíssima e saía de dentro da folha pois é brasileira.O que devo fazer para dar mais flores?Estou achando que neste tempo todo uma flor é muito pouco.Ela estava colocada um pouco baixa onde coloco todas as outras orquídeas e só deu flor quando a coloquei no alto.É um jardim de inverno bem iluminado e , apenas, ao meio dia bate sol direto.

LC disse...

JF, tive um concunhado (falecido), q o filho foi com a esposa e levou os pais dele para passarem a noite no motel, quando amanheceu, ele saiu do quarto pra ver se achava alguem conhecido, imagina a cena.
Abrs

J.F. disse...

Oi, Magui. Que pergunta complicada! É difícil responder sem ver a planta ou, pelo menos, saber a espécie. E, para saber a espécie, fica difícil classificar sem ver pelo menos a foto da flor e da planta. O Brasil possui, pelo menos, 10% da quantidade de espécies de orquídeas mundiais, ou seja: alguns milhares de espécies diferentes. E, no Brasil, o ES é um dos estados mais ricos em quantidade de espécies, sendo que algumas são de cultivo bem complicado. Cada espécie tem suas particularidades de cultivo. E, muitas vezes, dentro de uma mesma espécie, você encontra indivíduos com particularidades "particularíssimas". Algumas espécies brasileiras são de fácil cultivo no norte e difíceis de cultivo no sul e/ou centro-sul, e vice-versa. Outras são facilmente cultiváveis por nós do planalto (800m de altitude) e difíceis para vocês do litoral (nível do mar). Há aquelas que gostam de ambientes excepcionalmente úmidos e há aquelas que medram em pleno sertão baiano em cimna de pedras. Existem as que gostam de grande luminosidade e sol quase "a pino" e existem as que gostam de ambiente mais sombreado. As que gostam de maior ou menor ventilação. Existem as microorquídeas, cuja planta mal ultrapassa os 2cm de altura, com flores de míseros milímetros, e existem as Cattleya, do ES ao CE, com flores de quase 20 cm de diâmetro. E por aí a fora... Você fala em jardim de inverno onde bate o sol direto ao meio dia. Cuidado com isso. O sol do meio dia é o pior, de forma geral, para orquídeas. E, principalmente através de vidros, pode facilmente queimar as folhas e matar a planta. Outra coisa comum, que é prejudicial e dificulta a floração, não sei se é o seu caso, é as pessoas manterem aquele prato sob os vasos de orquídeas para manterem o vaso sempre bem úmido. Isso pode causar o apodrecimento das raizes. De forma geral, orquídeas gostam de ambientes ventilados. Assim, em um jardim de inverno, o bom seria manter as janelas abertas durante o dia. Tem, ainda, a questão do substrato. Embora existam orquídeas terrestres, a maioria delas é epífeta (vivem agarradas em árvores) e não gosta de ser plantada em "terra". Muitas vezes, o substrato é o apropriado, mas já é velho e necessita substituição. Ou adubação adequada. São plantas tão sensíveis que, muitas vezes, a simples mudança de lugar na bancada do orquidário pode fazer a planta florir ou definhar. E são todos esses mistérios, e mais a beleza da flor, logicamente, que fazem o atrativo do cultivo dessa planta por milhares e milhares de pessoas pelo mundo inteiro. Cada floração é sempre uma vitória.
Se você tiver oportunidade, bata algumas fotos da planta e envie para meu e-mail josefvannucchi@gmail.com
Abração,
JF

Jota Effe Esse disse...

É, quem vive pulando muros se assusta com gato de qualquer cor. Meu abraço.

Magui disse...

Olá! Obrigada pelo parecer dado lá no blog.Eu acho que o que mais chegou perto é que a espécie deve ser incompativel com Guarapari.Eu comprei a muda na feira de um capiau.Fiz mal porque posso ter incentivado que ele arranque do meio do mato, da natureza e venda para quem vai colocar no vaso.O certo é comprar em lojas porque são cultivadas para vender.Obrigada.

miguel disse...

Olá JF, andando pela net encontrei teu blog, gostei muito, orquidófilo e grande cronista, é, a figura do Ary na porta do motel de fato aparentava ser um detetive. Se me permite, te coloquei nos meus favoritos para que possa voltar sempre. Quero convidá-lo a visitar nosso blog, também escrevo crônicas, será um prazer recebê-lo. Saúde amigo, até outras vezes.

Marco disse...

Grande amigo J.F.!
Depois de um longo e tenebroso inverno, estou de volta aos blogs.
Rapaz... Entrar num motel e dar de cara com um sujeito de terno e óculos escuros na porta, isso corta qualquer empolgação...
Vou ver a última do Ed.
Carpe Diem. Aproveite o dia e a vidA.

Claudinha ੴ disse...

Caro JF!
Eu heim? Quem fez coisa errada se assusta com este tipo de coisa! Imaginei a cena, rsrsrsrs!
Vou lá ver o Ed !
Fiquei doida pra ir em Vinhedo, mas... farmacêutico trabalha demais!
Beijos!