quinta-feira, fevereiro 02, 2012

GOLPE PRÁ CIMA DOS APOSENTADOS!!!

Pessoal, me desculpem. Hoje não tem nada de engraçado. Voces sabem que não é característica deste blogue tratar de assuntos políticos ou polêmicos. Mas, vez ou outra, me vejo na obrigação de abrir a boca. Abaixo, está o texto de uma carta enviada por mim, hoje, ao Forum dos Leitores, do jornal O Estado de São Paulo. Espero que eles publiquem, integralmente ou, ao menos, no seu principal. De minha parte, estarei divulgando esse texto em meu blogue e em listas de discussão das quais participo. É o seguinte:

"Senhores,

A imprensa vem noticiando casos, nestes últimos tempos, de aposentados que são surpreendidos com descontos de parcelas de empréstimos, em suas minguadas aposentadorias, sem que eles tenham sido beneficiados por tais empréstimos. Aparentemente, já são milhares de casos de vítimas desses golpes. Alguém fica com o dinheiro dos empréstimos e cabe aos aposentados lesados saírem atrás, provando que não receberam o dinheiro, que não têm nada a ver com os golpes. Mas, pergunta-se, quem é que fornece os dados dos aposentados e de suas aposentadorias, para que os estelionatários possam agir?


Minha esposa e eu, ambos aposentados, ainda não fomos vítimas desse tipo de golpe, porém, há tempos vimos sendo atormentados, telefonicamente, por pessoas que se dizem agentes do BMG e de outros bancos de porte pequeno, nos oferecendo intermediação para a obtenção de empréstimos junto à Previdência Social. Eles têm nossos nomes completos, nosso número de telefone, sabem os valores que recebemos a título de aposentadoria, conhecem os valores máximos que poderemos obter de empréstimos consignados, e assim por diante. Ora, quem é que lhes fornece esses dados, que, presumivelmente, são conhecidos apenas pela Previdência Social? Não são dados sigilosos?Será que existem funcionários do INSS envolvidos, ganhando dinheiro com a venda de dados sigilosos e, talvez, envolvidos na aprovação desses empréstimos, a troco de comissão sobre os valores assim obtidos de forma fraudulenta, com características de estelionato?

Tudo isso deve ser uma coisa muito lucrativa, pois só na data de hoje, dia 2 de fevereiro, recebemos três telefonemas de assim ditos agentes do BMG nos oferecendo esses tais empréstimos consignados. Quem está por trás de tudo isto? Quem está fornecendo esses dados que só interessam a nós, aposentados, e à Previdência Social?"

               -               -               -               -               -

Gentes, isso é um absurdo! Trabalhei mais de 45 anos antes de obter minha aposentadoria. Tenho de continuar trabalhando, pois o que a Previdência Social me paga é insuficiente para chegar perto do  padrão de vida dos meus tempos de atividade plena. A Presidente deste país veta os índices para um aumento condigno aos aposentados. Aposentados, neste país, são considerados "peso morto", esquecendo-se, as autoridades, que os mesmos trabalharam e contribuiram com seus esforços para que este país se transformasse na sétima economia mundial, prestes a chegar ao sexto lugar, apesar dos bolsões de pobreza e desigualdades sociais que continuam existindo. Esquecem-se que nós, aposentados, durante nossas vidas, contribuimos para a formação do patrimônio da Previdência Social que deveria nos proporcionar a garantia de uma sobrevida digna. E, agora, ainda temos que conviver com amolações e sobressaltos como os narrados em minha carta ao jornal?

Tenho uma curiosidade: será que ilustres aposentados, como o ex-presidente Lula, o ex-presidente FHC, e outros políticos de renome nacional, estão passando por essas mesmas raivas, por essas mesmas apreensões?

Abração,
JF

11 comentários:

Unknown disse...

Olá meu caro J.F., ao contrario do seu Blog o que eu posto geralmente polemicas, politica etc.Não sou aposentado, mas acho que você tem todo o direito e com a voz de sua página até o dever de reclamar, infelizmente, eu posso fazer pouco, mas ao menos isso farei: coloco agora um link direto no meu blog dando acesso a seu post e comentar o fato no Twitter e Face para os que me acompanham unindo minha voz à sua! quando a resposta à sua carta chegar, por gentileza publique! abraços http://segunda2opiniao.blogspot.com

Dona Sra. Urtigão disse...

Compartilho sua indignação, tambem aposentada que precisa fazer biscates . Não, a corte sequer imagina o que se passa alem de seus portões. é caracteristica do poder perder o contato com a realidade.


Adorei a historinha de sua lagartixa. E... Como voce chegou ao meu sítio ?

Anônimo disse...

Sabe JF
Aqui os velhinhos de 36 anos de casados (não são 41 mas passa perto, risos) recebem tantos telefonemas oferecendo os empréstimos quantos os de seu filho foi sequestrado
Que nos resta? Rir? Dar murros? Hurros? ou seria churros risos
Vamos continuando a deixa-los com raiva, eu desligo no momento em que dizem está interessada em empressss
desligo
abraços
M RIta

Luciana L V Farias disse...

Paiê:

Sei lá, eu sempre tive um pé atrás em relação a esses empréstimos consignados. E acho que você tem mais que reclamar, mesmo.

De certa forma, me lembrou aquela piadinha onde o cara, em um futuro não muito próximo, liga para pedir uma pizza e não consegue comprar porque a pizzaria, em posse de todos os seus dados, sabe que ele está com a conta do banco estourada e não vai ter dinheiro pra pagar.

Semana passada, ligaram atrás da Ju. Era de uma imobiliária, oferecendo apartamento. Só sossegaram quando o Vá pegou o aparelho e falou que ela era menor de idade. É mole????

Beijocas!

Francy´s disse...

Sem comentarios, mas, estes emprestimos para mim são uma fria, pois a pessoa fica em uma roda e fica dificil sair com a aposentadoria que recebe, porque no primeiro momento eles facilitam mas, quando percebe que a pessoa vai fazer um novo emprestimo a coisa muda de figura, e infelizmente na segunda vez o aposentado não lê as clausulas pois o infeliz do atendente diz que é a mesma coisa do outro e assim a pessoa cai do cavalo literalmente.
bjs

Blog do Beagle disse...

JF, muito oportuna sua manifestação. Estou divulgando o estelionato praticado contra os incautos em nome da Capemi e outros institutos de aposentadoria, verdadeiros ou não. O pior é que exitem muitos BO lavrados pelos que foram procurados pelas gangs, mas não há divulgação sobre as investigações, se é que estão sendo processadas.

Claudinha ੴ disse...

Meu caro JF, "isso é uma vergonha", diria o jornalista! Mas eu lhe respondo... O digníssimo sr Ex é que deve estar recebendo estes dividendos... Né?

Um beijo e abaixo a roubalheira!!!

Luma Rosa disse...

Em casa recebo cartas para acordos de dívidas de instituições que nunca utilizei e no email, vem pedidos de autenticação de titularidade para atualização de dados cadastrais. Porém telefonemas de cobrança ainda não recebi, somente pedidos de doação.
Fico imaginando quantas pessoas por dia caem nesses golpes e justo pessoas que mais necessitam do dinheiro para sobreviver, porque a essas pessoas carecem informações.
Hacker fazem o trabalho sujo invadindo as instituições e vendendo os dados para outros pilantras. Penso que os sites do governo e bancos estão com a sua segurança muito fragilizada. Veja como esse grupo Anonymouns brinca de invadir!
A polícia federal deveria se atualizar, se equipar mais tecnologicamente para caçar esses bandidos virtuais.
Fez muito bem de mandar o texto para o Jornal e espero que eles publiquem! Fico no torcida!!
Bom feriado!! Beijuzinhos na Nina, Luciana e Ed Wood!!
Beijuzinhos pra você também!!

Maze Oliver disse...

Oi amigão saudades de você! Me diz uma coisa cd o Miguel! Um grande abração!

Anônimo disse...

Esses empréstimos são uma furada,minha vó fez um com juros que sungavam sua aposentadoria todo mês. Todas as pessoas devem ficar alertas com essas enroladas financeiras.

Jota Effe Esse disse...

J.F., vai lá mo meu blog que tem uma boa proposta para ajudar os aposentados do INSS. Meu abraço.