sexta-feira, agosto 29, 2008

SURREALISMO À MODA DA CASA (BRASIL)

Que o país é surreal já não se duvida mais. Afinal, qual é o país que estabelece obrigatoriedade de entrega de declaração de isenção de entrega de declaração de imposto de renda?

São milhões e milhões de pessoas, a grande maioria com salários irrisórios, muitos nem com isso, quando muito com uma “bolsa-família”, que, no segundo semestre de cada ano, fazem suas declarações “de isentos”, pagando taxas aos Correios pela aquisição do formulário e envio do mesmo à Receita Federal. Ou, então, pagam a escritórios de contabilidade ou de despachantes para fazerem a declaração e a entregarem via internet.

E quem não entregar sua declaração de que está isento de entregar a declaração? Bem, terá seu CPF suspenso, com todas as conseqüências que isso acarreta!

Porém, finalmente, alguém, na Receita Federal, ou no Ministério da Fazenda, sei lá, percebeu o disparate e está vindo, por aí, com a solução. Provavelmente, já neste ano, as pessoas físicas ficam isentas de entregar a declaração obrigatória de isenção da obrigação de entrega da declaração de imposto de renda. Em lugar disso, as autoridades fazendárias da nação já farão a inscrição no nacional Cadastro de Pessoas Físicas, o tão famoso CPF, já na maternidade. Vai ser na base do “Nasceu? Teje cepefado!” Maravilha! Ainda bem que ninguém lembrou de tirar as impressões digitais do recém-nascido. Mas, será que já não estava na hora de alguém pensar na possibilidade de um único número para cada cidadão, número esse que seria o seu número de identidade, de inscrição na Receita Federal, de inscrição no PIS, de inscrição eleitoral, de inscrição na Previdência Social, de passaporte, etc.? (*)

Sabem? Eu havia me prometido não mais pensar em nossos deputados e nos seus projetos de lei, os famosos PL. Mas, quando vejo coisas como essa de isenção de obrigação de isenção de obrigação, sou obrigado a ir aos anais da Câmara ver o que fazem nossos deputados.

A deputada Cida Diogo, do Rio de Janeiro, apresentou o PL 2976/2008, que cria a possibilidade de pessoas que possuem orientação de gênero travesti, masculino ou feminino, utilizarem, ao lado do nome e prenome oficiais, um nome social.

A coisa, acho eu, deve funcionar mais ou menos assim: o cidadão possui dois documentos de identidade. Dependendo da circunstância, o cidadão se apresenta com um RG em nome de Teobaldo Silva ou de Rosinha Silva.

Podem ocorrer inconvenientes.

O policial, quase sete e meia da tarde, no calorzão de janeiro, lá na Praia do Pepino, estranhando o “modo de ser” e “de andar” da moçoila, resolve investigar:

“Documentos!”

Ela apresenta seu RG e o policial lê com atenção.

“Como é que você chama Rosinha e tem esse bigodão e barba por fazer?”

“Seu Guarda, me desculpe! A identidade de Rosinha eu só uso à noite! De dia sou o Teobaldo e aqui está meu RG. Aaaiiii... Esse horário de verão me maaataaa! Me deixa tão confusaaaaa!!!”

Tudo esclarecido, o guardião da lei se afasta, cantarolando baixinho:

“Maria Sapatão,
Sapatão, sapatão...
De dia é Maria,
De noite é João!”
_ _ _ _ _ _ _

(*) Índio recém-nascido também será “cepefado”? E os bebezinhos nascidos com o auxílio de parteiras, de comadres, lá no meio do sertão da Amazônia e de outros sertões por esse Brasilzão todo? Também já serão cepefados?

_ _ _ _ _ _ _

LANÇAMENTOS DE LIVROS

Semana passada tivemos o lançamento do livro da Lu (blog "...EEEPAA!!"), e mais o do meu amigo Prof. René, na Bienal. Muito bons. Boas perpectivas para os dois livros. Na próxima postagem falarei sobre isso e mostrarei fotos.

Ainda, no sábado passado, estive no Teatro Municipal, em Mauá-SP, com toda o Família Jacaré, para assistir à palestra sobre "Machado de Assis e o Rio de Janeiro de seu tempo", pelo Marco Santos (blog "Antigas Ternuras"). Logo em seguida à palestra, aconteceu o lançamento do livro do Marco. Sen-sa-ci-o-nal!!! O evento, o livro, e o Marco! Também comentarei na próxima blogagem. Espero o Marco comentar primeiro, lá no blog dele. No evento, além de conhecer, pessoalmente o Marco, também conheci outra blogueira: a Mimi, do blogue "Mente Quem Diz". Uma simpatia!

_ _ _ _ _ _ _

EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS, POÇOS DE CALDAS-MG

Nas próximas horas, ao amanhecer, estarei indo, com a Nina, para participar da Exposição Nacional de Orquídeas de Poços de Caldas-MG. Ficarei até o domingo, final da tarde. Se alguém tiver oportunidade de ir e quiser me encontrar, costumo circular com um boné branco com as iniciais - JF - bordadas em azul marinho, no alto. E estarei com o crachá da "Mundo Orquidófilo", minha lista de discussão na Internet. Ou podem perguntar por mim, o "JF, de Vinhedo", aos organizadores que estiverem por lá.
_ _ _ _ _ _ _

BLOG DO EDDIE WOOD

Gentes! O Ed está uma fera! Como vocês já sabem, ele é meu cão "beagle" e tem seu próprio blog. Evidentemente que, com aquelas patas, ele não consegue digitar. Vai daí, ele dita (é verdade!!!) e eu digito por ele. E, ultimamente, tenho andado meio preguiçoso e fico enrolando o pobre coitado. Mas, não dá mais. Quero postar mais uma mensagem dele ainda antes de viajar para Poços.

O endereço? É http://edbeagle.blogspot.com
_ _ _ _ _ _ _

É isso, pessoal.
Bom final de semana, uma boa próxima semana, e um abração para todos.
JF

12 comentários:

Marco disse...

Seu protesto tem toda razão de ser, meu caro amigo de infância!
E mais: já pensou no absurde que é viver num país que tem data certa para a gente apresentar declaração de rendimentos, que mete a mão no nosso salário (que eles chamam de "renda", veja você...) todo mês para tirar o deles, mas na hora de restituir o que pegaram a mais, ficam embromando.
Mudando de assunto. Mais uma vez muitíssimo obrigado pela presença lá na minha palestra e noite de autógrafos. Foi uma surpresa maravilhosa. Já até agradeci à Luciana e ao Vagner. O post sobre aquela noite do prazer já está no Antigas Ternuras, com algumas de suas fotos. Um fortye abraço e boa exposição orquidófila! Carpe Diem. Aproveite o dia

Tina disse...

Oi JF !

Esse pessoal não tem mais o que inventar? Fala sério.

beijo grande e bom fim de semana,

Blog do Beagle disse...

JF adorei a expressão cepefado... seu post aléwm de inteligente é hilário e ri às pampas. Bjkª. Elza

Mari disse...

Olá,amigo

Estou de volta das férias...e com muitas sau8dadess!!

Dei muita risada com seu texto.."Teje cepefado" é demais..rsrsrs

Ah,diga ao Beagle(???)seu cachorro..rs que vou lá no Blog dele

abraço

Luciana L V Farias disse...

Paiê, voltei!!! E agora cê não precisa mais reclamar de falta de posts, viu??? Viu???? Viiiiiiiiiiiu????

rsrsrsrsrs...

Beijocas!!!

Luma Rosa disse...

A minha cidade natal é lá pertinho de Poços de Caldas. Pouso Alegre, conhece? hehehehe a capital do sul de Minas. Sabe que o primeiro metrô do Brasil saiu de lá?
J.F., agora falando sério; eu publiquei recentemente um texto de utilidade pública que falo da nova carteira de identidade unificada para todo o territorio nacional. Discrepâncias, constará até o peso da pessoa. A mulher preocupação da mulherada agora é o efeito sanfona. Eu estou na espera do meu chip. Não demora muito não?
Quanto a declaração, fazem anos que seguimos as diretrizes da fazenda sem questionar. Álias, eu nunca havia pensado antes, mas agora que fizeram o banco de dados, não será mais necessário inchá-lo mais, não é?
Sucesso para a Luciana!! Beijus

Anônimo disse...

Olá!
Que bom ler tantas boas noticias.
Quanto a sua bronca com a Receita por causa das confusões do IR, eu nada posso comentar pois não é problema meu. Acho que já lhe disse que a unica vantagem de ganhar pouco é não precisar sonegar o imposto de renda,( um pecado a menos)
Como vc sabe tenho 5 filhas e 1 filho e eles cuidam de mim.
Brigida (enfermeira) quando o assunto é saude ( disse certo, saude, pois doença não é comigo)
Maria Inês (professora de português) Todas as dúvidas de gramática
Sônia (motorista) Leva ao Supermercado, ao dentista, ao banco, ao teatro e a todos os outros lugares que eu quero ir.
Miriam (Fiscal) Todos os assuntos relacionados com sua área, inclusive a tal declaração de isento ou sei lá como se chama a coisa.
Eunice (bancaria) Tudo que se relaciona com dinheiro, inclusive o controle de minhas contas, os pequenos investimentos, etc.
E tem ainda o Junior que tem uma empresa de copiadoras, impressoras e similares e conserta meu computador e arranca os papeis que eu enrosco na impressora.
E agora me responda:
Vale ou não vale a pena ter 6 filhos?
Já esrive no blog da Lu e dei-lhe os parabens pelo lançamento do livro. Chique a moça, não?
Desculte a tamanho de meu comentário
Um abraço

Anônimo disse...

Pois é, o pricípio que rege os nossos legisladores deve ser, para que simplificar se podemos complicar...
Vim do ....eeepa, tô indo pro antigas ternuras e depois, passar na mimi e na casa de outros amigos.
Um grande abraço!!!

Mimi disse...

E ser OBRIGADO a votar???
já viu exercício maior de cidadania???

Ah, J.F. que delícia descobrir seu blog e vou lá ler o que diz esse beagle!

beijão

Rosamaria disse...

Oi, J.F.!

Obrigada pela visita e por perguntares de quem eram as pinturas. Programei muitos posts antes da cirurgia e nem sempre vi a fonte (decuido meu, confesso). Não tenho vindo aqui com muita freqüência, ainda bem que vi a tempo.

Nem me fala em IR. Meu marido, por motivo de doença cardíaca ficou isento, mas foi descontado por 6 meses depois disso. Lá se vão 2 anos e até hoje ainda não conseguiu o retorno. Se fosse ao contrário já estaria preso.
Um abraço, bom fim de semana.

Anônimo disse...

Pra começar já é injusto por taxar salário, imposto de renda não deveria punir salário, estou errada? Esse é um país que vai pra frente!!!!
Bjocks e boa semana!

Maria Helena disse...

jf
Quanto aos cepefado, declaração de isentos, RG ... "Prefiro não comentar"...rsrsrsrs...heheheheh é muito pra cabeça.
Quanto a sua agenda!!!!!maravilhosamente lotada,valha-me???
Abração.